Essas são as principais alterações na visão de idosos que afetam de maneira significativa na qualidade de vida e no comprometimento da sua independência e autonomia:
Glaucoma
Doença silenciosa provocada pela elevação da pressão ocular, que pode causar cegueira irreversível.
Existem dois tipos: Glaucoma de ângulo aberto (o mais comum e silencioso), e o Glaucoma de ângulo fechado (agudo, perceptível)
Catarata
Doença que atinge o cristalino do olho, deixa a visão embaçada como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco, podendo levar a perda da visão.
Principal causa é o envelhecimento natural dos olhos, mas também pode ser associada ao histórico de traumas e doenças oculares.
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Causada pelo desgaste nos tecidos dos olhos, levando a perda da visão central e diminuindo a sensibilidade aos contrastes de luz.
Existem dois tipos: Seca (perda da visão progride gradualmente) e Úmida (perda da visão progride rapidamente) Fazendo com que a pessoa precise de uma iluminação mais intensa pra enxergar.
Presbiopia
Se desenvolve gradualmente a partir dos 40 anos e afeta quase todo mundo em algum grau à medida que envelhecemos. A pessoa tem uma baixa de visão para perto e precisa esticar os braços para conseguir ler.
Descolamento de Retina
É uma urgência oftalmológica causada por traumas oculares, pacientes míopes ou por doenças como a Retinopatia Diabética. Os principais sintomas são moscas volantes ou flashes de luz no campo de visão.
Retinopatia Diabética
Ocorre em pessoas com diabetes. O alto nível de açúcar no sangue pode danificar os vasos sanguíneos da retina. Geralmente, não apresenta sintomas visuais em seu estágio inicial e se for diagnosticada muito tarde pode levar a perda irreversível da visão.
Retinopatia Hipertensiva
Ocorre em pessoas com pressão alta, devido ao aumento da hipertensão arterial.
O fluxo de sangue nos olhos é interrompido, podendo levar a perda total da visão se não for diagnosticada o quanto antes.
A saúde ocular de pessoas idosas deve ser levada a sério! Faça o acompanhamento em consultas oftalmológicas pelo menos uma vez ao ano, para que possíveis doenças possam ser diagnosticadas a tempo!
Dra. Bianca Valduga Guareschi | CRM/PR 35673 e RQE 25735 Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica